09 a 12 de Julho / 2020

MÍDIAS SOCIAIS

Confirmada a data oficial da Feagro 2020 | Feagro 2020

NOTÍCIA



Notícias     >   Confirmada a data oficial da Feagro 2020

Confirmada a data oficial da Feagro 2020

A edição da Feagro 2020 acontecerá entre os dias 9 a 12 de julho.

Para se entender o motivo da mudança, é preciso saber a definição da mudança do ano agrícola. 

Para produzir em grande escala, um agricultor precisa de investimento. E para isso é necessário recursos para investimento, porém, nem sempre este montante está disponível. Pensando nisso, o governo federal criou em 2003 o Plano Safra, que garante o crédito necessário para o agricultor investir e custear a produção.

Lançado anualmente, com vigência de julho a junho do ano seguinte, este nomeado Ano Agrícola  (período escolhido estrategicamente pelo calendário da safra agrícola brasileira), o Plano é a principal fonte de incentivo ao produtor rural brasileiro. Ele reúne um conjunto de políticas públicas que abrangem os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, crédito, seguro da produção, garantia de preços, comercialização e organização econômica das famílias residentes no campo.

Somente neste ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Plano Safra 2019/2020 contou com R$ 225,59 bilhões para o plano agrícola e pecuário e mais do que dobrou o seguro rural, que alcança a cifra inédita de R$ 1 bilhão. 

Os benefícios da nova data, levando em consideração o Plano Safra

Priorizando a possibilidade de negócios para os empreendedores do campo, a organização da Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte (Feagro) optou por uma nova data (entre os dias 9 a 12 de julho) pensando no dia a dia do produtor rural, para beneficiar o próprio agricultor e as empresas expositoras, já que estando dentro da vigência do novo plano Safra, permitirá a aprovação de financiamentos e limites de créditos com maior facilidade e rapidez.

Na data anterior de realização do evento, por não coincidir com demandas do governo para com o ano agrícola posterior, inviabilizou a concretização de negociações durante a feira. Segundo o presidente da Feagro, Adir Engel, trata-se de “uma reivindicação antiga dos expositores e do próprio agricultor, e já no final da feira deste ano, já tínhamos a certeza que algo seria mudado, pois é mais fácil assim para acompanhar a mudança do ano agrícola, e aproveitar o novo plano safra já 2020/2021, pois só assim saberemos quanto de dinheiro tem disponível e qual o juro vigente do novo ano. Tendo isso definido, é maior a garantia de venda dos expositores e o agricultor tem a garantia de obter um melhor financiamento, menores taxas de juros, entre outros benefícios”, conclui.

Desenvolvido por BG Studio | © 2016 Feagro