top of page

Nossa
história

A Feagro, Feira e Exposição Agropecuária de Braço do Norte, foi criada em 2004 para ser uma feira de agronegócios e exposição de animais, com destaque para o gado Jersey, que tornou a cidade referência na criação. A ideia surgiu na década de 90, quando a região já realizava exposições de gado Jersey. Com o tempo, a Feagro expandiu seu escopo para abranger outras produções agropecuárias da região sul, incluindo suinocultura. A feira se consolidou como a maior exposição de gado Jersey em número de animais na América Latina, contribuindo para que Braço do Norte se tornasse a Capital Nacional do Gado Jersey.

Banner Feagro

Primeira Diretoria da Feagro - 2004

Antenor Loch, Antônio Paulo Filgueiras, Edésio Oenning, Edésio Volpato, César Borges, Adir Engel, Romário Adão Pereira, Marcos Schmidt Della Giustina, Ademir Beltrâme, Charles Theodoro Bianchinni

Nos anos 70, a região tinha apenas gado de leite comum, e graças a uma das famílias Ricken é que entraram na região os primeiros touros da raça Jersey não puros, mas já com algum sangue melhorado. No início dos anos 80 os criadores Edésio Oenning e Áticos Warmeling iniciaram a criação de gado Jersey PO na região. Neste mesmo período alguns criadores de gado do município de Tubarão fundaram a ACCB - Regional Sul (Associação Catarinense dos Criadores de Bovinos - Regional Sul) e isto atraiu mais alguns criadores a investir em gado melhorado na região. Com o advento dos CTGs, muitos perderam o interesse pela Associação de Gado e isto levou a ACCB - Regional Sul a se transferir para Braço do Norte, pois aqui crescia muito o interesse pelo gado PO registrado, principalmente o gado da raça Jersey. Como vários criadores já tinham gado PO vindo de várias regiões o desao foi ver quem estava acertando mais na escolha do plantel e a necessidade de se fazer uma exposição foi imediata. A primeira exposição foi realizada nas antigas instalações do CTG de Braço do Norte (antiga estrada para São Ludgero ) no ano de 1991. O juiz escolhido foi o Sr. Petize do Rio Grande do Sul. Ninguém sabia tosquear uma cabeça de gado e muito menos puxar o gado na pista. Aquele foi um ano de aprendizado no qual o Sr. Petise mais ensinou do que julgou. Somos uma região de pequenas propriedades e com uma topograa muito acidentada o que não permite o produtor ter muito gado. Ele precisa explorar ao máximo seu plantel e com o crescimento da suinocultura veio a necessidade de aproveitar os dejetos nas áreas de pastagens. Viagens e importações de gado e sêmen do Canadá e pastagens melhoradas foram o solavanco necessário para tornar a região uma das melhores em qualidade de gado Jersey. Com o crescimento do número de animais nas exposições e com a necessidade de um espaço maior e mais organizado para o agronegócio veio a ideia de fazer uma feira agropecuária. Vários segmentos do meio rural e da cidade foram convidados para dar ideias e organizar a feira e daí surgiu a FEAGRO-VALE - Feira e Exposição Agropecuária do Vale de Braço do Norte e Região, no ano de 2004. A feira faz parte do calendário dos grandes eventos de Santa Catarina.

bottom of page